Rita Carvalho de Matos
A desorganização é um imposto (caro e invisível)
Os benefícios duma Vida Organizada
Neste mês em que se celebra o “trabalhador” que há em nós, falo-vos de Organização
Pessoal. Organizar está na moda e tornou-se ainda mais essencial desde que “casa” e
“trabalho” se confundem no mesmo local. Há, no entanto, uma pergunta talvez ainda
sem resposta directa: porque é que algo que fazemos desde sempre, sem grande
vontade, é agora uma tendência? Nas minhas pesquisas, leituras e trabalho de campo,
foram 7 os benefícios que encontrei para que a Organização do nosso espaço se possa
transformar num momento de grande paz interior ou mesmo de contribuição para um
mundo melhor e de produtividade. Vamos descobri-los?
1) Autodescoberta: rever e reavaliar as emoções de todos os nossos pertences é uma resinificação da nossa pessoa. É uma viagem que nos ajuda a perceber onde estamos, no presente, e o que queremos levar na “mala” para o futuro, aprendendo assim a praticar o desapego. E esta descoberta estende-se a outras áreas importantes da nossa vida, como o trabalho ou as relações. Recordar o motivo que te levou a aceitar a actual oportunidade de trabalho faz-te entrar em contacto com o teu objectivo de carreira: mudou ou é o mesmo?

2) Redução de stress: “um sítio para cada coisa, e cada coisa no seu sítio”. Um lema de fácil entendimento e que nos faz stressar muito menos por saber onde está tudo o que precisamos a cada instante. Imagina-te a trabalhar, naqueles momentos de maior pressão, e teres de procurar um documento (em papel ou no computador) e saberes, exactamente, onde está guardado? Ajuda a concentrares-te no essencial, não ajuda?
3) Renovação do Espaço: antes de decidir mudar de casa por falta de espaço, há o exercício de Organização e Desapego que nos fará olhar para a casa actual com outra criatividade e potencial.
4) Contribui para um mundo mais justo: sempre que deixamos ir algum objecto que já não serve, para nós, o seu propósito, estamos a proporcionar uma incalculável felicidade a alguém que precisa e que dela usufruirá com muito mais alegria
5) Reduz Pegada Ecológica: ao reutilizar objectos, ou utilizar objectos em segunda mão, reduzimos o consumo de recursos do nosso planeta.
6) Mais e Melhor tempo em família: vamos começar por nós. Ao tratar e organizar as nossas coisas com respeito e consciência, vamos tornar-nos num exemplo a seguir porque a nossa forma de estar e o nosso humor vão sair reforçados. Liderar pelo exemplo traz benefícios a longo prazo.

7) Poupar Tempo e Dinheiro: viver numa casa fácil de arrumar ao final do dia, não nos faz despender mais do que 10 minutos diariamente. E saber onde está cada tipologia de coisas, permite-nos não comprar nada em duplicado.
Rendidos a dedicar umas belas tardes a reorganizar e recriar o vosso espaço para se tornar mais vosso, mais inspirador?