• Rita Carvalho de Matos

Cuidar da tua Casa é cuidar de Ti!

6 Sugestões para fazeres em casa para a tornares mais tua, mais inspiradora! Para que seja uma fonte de energia constante!


As janelas começam a abrir. Convidam o ar fresco a entrar. Como se nos dissessem: deixa-te levar pelo "novo". Recomeçou o período do ano em que parece que temos mais tempo. Com os dias maiores, temos mais "dia" para viver. Para começar e concluir projectos. E o meu desejo, é que o maior projecto a que te dediques seja a ti próprio.



Escrevo este texto com uma intenção clara: partilhar sugestões simples para que possas cuidar do teu espaço por forma a que ele te nutra mais. O autocuidado não é apenas treinar e cuidar do corpo, ou estudar e cuidar da mente, ou ainda aprender a meditar para cuidar da alma. Pode ser isto tudo (como é para mim… é por isso que escolho levantar às 6AM para conseguir fazer logo 2 deles antes de todos acordarem por aqui e o dia entrar) e muito mais, como passares o teu amor, quem és, para cada cantinho da tua casa. Aí sim, ficarás com o cenário ideal para cresceres, para te centrares e focares nas tuas mais profundas intenções.


Seleccionei para hoje 5 propostas. Das mais simples às que exigem alguma pesquisa ou ajuda de alguém profissional. Peço-te apenas que deixes o teu corpo manifestar-se à medida que as lês. Nesse espaço de silêncio, estás a praticar a "alegria" ou a escuta activa dos teus sinais mais intrínsecos e verdadeiros. Sem ego, sem julgamentos ("não tenho tempo", "não há espaço", "quem me dera",...).


1) Cria o teu POWER SPOT

Com o que tens, sente qual é o cantinho aí de casa para onde te apetece fugir quando queres estar sem barulho, na tua, a beber um chá, a ler um livro, a meditar, a ouvir música, a escrever,... E não tens de ter uma casa grande. É mesmo um cantinho que pode ser tão simples como perto duma janela. Depois de o descobrires, torna-o mais teu, mais confortável..com almofadas, com velas, com flores,... com o que te fizer mais feliz! E usa e abusa dele! Vais ver magia a acontecer dentro de ti!



2) Escolhe PLANTAS

Assumi que não tinha nascido para cuidar de plantas. E durante anos, não existiram em minha casa. Até que houve um "clic" (talvez porque passo, diariamente, por 3 hortos, perto de casa). Sentir curiosidade e vontade por algo e depois assumir que não o sabemos fazer é o primeiro passo para nos abrirmos a pedir ajuda. Foi o que fiz e quando entrei num desses hortos decidida a trazer pelo menos 2 plantas para casa, tudo correu bem. Ajudaram me a escolher plantas que não dessem muito trabalho e foi tão bom que hoje a confiança nasceu em mim e são várias as plantas que temos por aqui. E uma casa com plantas é uma casa com mais vida, mais amor!


3) Investe num DIFUSOR de ÓLEOS ESSENCIAIS

Foi a Cláudia Silva (a minha querida parceira das Brumas. Podes ficar a conhecer a história toda por detrás do projecto na nossa live do dia de lançamento) que me introduziu à magia dos óleos. E não precisas de ser um expert. Aliás, até te aconselho a entrar em contacto com ela via Instagram, na sua conta Norah, e ela ajuda-te a escolher os óleos mais indicados para ti. Sites como o Plena Natura, ou o Círculo Bio são donde mando vir a maior parte dos que uso, mas encontras em lojas como o Celeiro boas opções. Em relação aos difusores, já há muitas opções à venda e por 20€/25€ encontras boas ofertas.


4) Faz uma Consulta de FENGSHUI

Sempre tive medo de FengShui até ter começado a trabalhar nesta área da Organização. Até aí, sentia que ele me iria obrigar a mudar de casa ou fazer me sentir infeliz por ter "questões energéticas" por resolver em casa e que me impediam de concretizar os meus sonhos. Mais curiosa, comecei a ler e a vida trouxe me a Claúdia Alves da Motta, que podes conhecer aqui. Com a sua bússola Loupan, com a planta da casa, e com algumas fotos, faz mesmo magia. Tens que saber quais as tuas intenções para cada ano para que ela consiga meter tudo no seu "caldeirão mágico" e dar te soluções para que a energia da tua casa trabalhe a teu favor. Umas são de mais fácil execução e outras não. Mas até para essas, ela ajuda a minimizar os impactos do que não podes mudar.



5) Encomenda um QUADRO personalizado

Arte é Amor em estado puro. E tal como as plantas, trazem vida a todas as casas. Pensava eu que toda a arte original estava bem inalcançável financeiramente para mim. Como, de forma consciente, estou num caminho de quebra de crenças, a vida traz me pessoas para me ajudarem neste objectivo. E conheci a Gizela Nogueira de Almeida. Uma Mulher Artista gigante! E com ela descobri que sonhar um quadro, com as minhas cores, o meu poema, pode ser real para o mais comum dos mortais. De tudo o que sugeri aqui, este é o único que ainda está por concretizar (mas uma mulher tem que sonhar por etapas, certo?) e perco-me a namorar com o que vai mostrando no seu IG, e vou sonhando com o que lhe vou pedir em breve!


São simples, não são? E tenho a certeza que alguma delas te trará uma imensa alegria e bem estar! Acredito cada dia mais que ao cuidar na nossa casa, cuidamos mesmo de nós! Um pedido antes de fechar: se fizeres algum, promete


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo