top of page
  • Foto do escritorRita Carvalho de Matos

Malas bem organizadas, Férias mais sossegadas!

Chegou o mês do sol, da praia, dos fins de semanas longos, e para muitos, das desejadas férias. E “férias”, grandes ou pequenas, rimam sempre com “malas por fazer” (e desfazer). Para que este arranque não seja o prenúncio dum stress pré-descanso, no artigo de hoje (que é perfeito para guardar para todas as escapadinhas futuras) seleccionei 3 passos simples de organização, que mudarão para sempre este momento…para melhor!



Fazer malas para um ou para 5 pode mesmo ser um exercício com graus de dificuldade e tempo bem distintos. Por isso, seja qual for a tua realidade, segue estes 3 passos para cada uma das pessoas, individualmente.



Começa por fazer uma lista! Nela, aponta tudo o que não te podes esquecer de levar e tudo o que queres mesmo usar. Uma lista exaustiva é a garantia de que não te esqueces de nada e uma preciosa ajuda para te focares no essencial. Se fores responsável por malas de crianças já mais crescidas ou de adultos para além de ti, pede-lhes que a façam eles. Poderás, no final, acrescentar aquilo que sentires que está em falta ou conversar sobre o que sentes ser em excesso. Eu sou uma acérrima defensora de que podemos ter conversas incríveis em torno da organização e das escolhas pessoais e conscientes. E este é um óptimo momento para o fazer!


Informação é poder! Para evitares bagagem em excesso, seja qual for o teu meio de transporte, descobre tudo o que o teu destino tem para te ajudar. É tão comum hotéis, alojamentos locais e apartamentos terem toalhas de praia, secadores, carrinhos e cadeirinhas de bebé, e tantas outras coisas para te emprestar que seria um desperdício de tempo e espaço não aproveitares. É por ser tão “life saver” que escolho esta sugestão como das mais importantes antes de partirem.




Antecipa a visão geral! O conselho é mesmo não deixares para a última esta tarefa. A pressão e o cansaço são sempre maus conselheiros e vão te fazer caminhar a passos largos para o tal stress pré-férias. Por isso, começa a preparar tudo uns 4 ou 5 dias antes. Depois da lista feita, começa a separar as coisas todas e coloca em cima duma superfície (cama, mesa, cadeira ou mesmo numa manta no chão) para que consigas visualizar o que realmente significam as listas criadas. Teres esta imagem é a melhor forma de evitares excessos e decisões que te deixem menos feliz. Consegues perceber o que precisas de comprar, de lavar, ou mesmo de evitar usar na semana antes para que esteja disponível na hora da partida.


Resta-me desejar-te umas boas férias e relembrar-te que as férias, tal como a vida, são feitas de escolhas e o meu maior desejo é que saibas sempre escolher o que funciona bem para ti!


bottom of page