• Rita Carvalho de Matos

Regressar às rotinas com felicidade!

Atualizado: Set 3

Para muitos, Setembro é como uma segunda oportunidade “oficial” de fazermos um reset ao que prometemos em Janeiro passado e, para muitos outros, um ensaio antecipado do

Janeiro que há de chegar, em que testamos desejos e novos hábitos. Os regressos à escola e ao trabalho estão aí e prepará-los duma forma leve, organizada e simples é a chave para a felicidade nesta etapa tão importante.




A minha primeira sugestão é a de marcar o regresso às rotinas com uma celebração de despedida das férias. Um jantar especial, um lanche, um passeio que ficou por fazer. A ideia é mesmo chamar-lhe “a festa do regresso”. Se há coisa que fica guardada para sempre, em nós, são mesmo as memórias dos bons momentos passados com os nossos. Esta será uma celebração que pode ficar para o álbum e traz com ela a magia dos dias longos de Verão.


Para os pais que voltam ao trabalho, sugiro que antes de partirem deixem a vossa agenda bloqueada para 2 ou 3 dias após o regresso, sem reuniões. O ideal é mesmo regressarem ao activo numa quinta-feira e usarem esses 2 dias da semana para se inteirarem do que se passou e dos novos pendentes. Voltar dum momento mais longo de pausa e felicidade e não ter logo 5 dias pela frente faz toda a diferença.



Para quem tem crianças em idade escolar, o exercício que vos proponho é que se coloquem no seu lugar por uns breves instantes. A preparação para o novo ano lectivo, mesmo que seja na mesma escola, é como mudar de função e de “chefe” todos os anos em Setembro. Ficarias algo ansioso/a, não ficarias? Ajuda-os assim a relaxar e divertirem-se ao longo do processo. Para além da “festa do regresso (ou da despedida das férias)”, promove algum trabalho DIY para que os materiais sejam únicos e espelhem os seus gostos nesta altura da vida. No meu tempo, forrar cadernos e dossiers com imagens de revistas era sempre uma tarde bem passada. Hoje há materiais sem fim, ideias originais em tantos sítios. Estimula a criatividade e criação com as próprias mãos. A relação e estima que terão com os seus pertences será infinitamente maior. E se puderes ajudar, serão mais memórias felizes, que não ocupam espaço e enchem o coração.


Para todos, desejo um regresso feliz ao trabalho, à escola, aos treinos, aos amigos e que esta recta final, de mais um ano tão desafiante, seja a inspiração que desejam para vos trazer alegria, auto conhecimento e muitos bons momentos!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo