top of page
  • Foto do escritorRita Carvalho de Matos

Sonha, não faças planos.

Atualizado: 1 de dez. de 2022

De acordo com a autora e professora Sonya Lyubomirsky, no seu livro “The How of Happiness”, até 40% da nossa vida pode ser determinado pelas nossas acções, sendo que, no máximo, 10% podem advir das circunstâncias da vida…o nosso “fado”. Ora 40% é muito para deixarmos ao acaso, ou à mão pesada da inflexibilidade!


Digo muitas vezes que deixei de fazer planos e que passei a dedicar-me a ouvir, sentir e construir os meus sonhos. Os planos foram e são muitas vezes alterados, devido a temas que estão fora do meu controlo: a pandemia, uma febre súbita no meu filho, uma chuvada num lindo dia de Verão, um furo, … tudo isto são exemplos de coisas reais que acontecem e que me estragam os planos. E a primeira emoção a eclodir é a raiva, pintada com cores injustiça e até de vitimização. Gastamos tanta energia a desconstruir a nossa vontade de manter tudo como tínhamos planeado, ficamos tanto tempo a tentar salvar o que resta da nossa inflexibilidade que perdemos tempo para criar algo de novo, tantas vezes melhor.



Neste último texto do ano, inspirada pela magia desta quadra, venho desejar que aprendamos, todos, o poder da versatilidade. Aceitar que todos os planos podem ser alterados e que o que acabarmos por experienciar poderá mesmo ser mais importante do que aquilo que tínhamos planeado, é superpoderoso.


A rigidez torna-nos frios e deixa-nos mergulhar numa solidão tenebrosa, onde só cabemos nós e os nossos princípios inabaláveis. Tal como as regras, os planos podem (e vão) ser quebrados. Ambos existem para fazerem de guias, não de prisão.


Na nossa vida, nada é definitivo, nem para sempre (desculpem todos os defensores do “happily ever after"). Quanto mais treinarmos a capacidade de adaptação a novas realidades e imprevistos, mais significado traremos aos nossos dias. Isto porque cada dia conta. Porque não há dias para desperdiçar. Quanto mais abraçarmos os planos furados, mais estradas alternativas teremos capacidade de descobrir, mais gratidão sentiremos no nosso coração, mais significado terá cada dia simples.



Que sejamos capazes de realizar os nossos sonhos, abraçando todos os obstáculos e criando novas estradas para lá chegar!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page